PRÊMIO ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Carlos Brant Jr durante o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e TecnologiaNa tarde de ontem (15), através de uma parceria com a Aggregato Consultoria em Eventos, conduzi a cerimônia de entrega da maior honraria conferida a um cientista brasileiro, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia. O laureado foi o cientista Walter Colli, reconhecido mundialmente pelos feitos na área de Ciências da Vida.

Conferido anualmente, o prêmio é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área. É uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marinha do Brasil e Fundação Conrado Wessel.

Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, ministro MCTI, Clélio Campolina, cientista Walter Colli e comandante da Marinha, Júlio Soares. Foto:  Claudia Marins/CNPq

Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, ministro MCTI, Clélio Campolina, cientista Walter Colli e comandante da Marinha, Julio Soares. Foto: Claudia Marins/CNPq

A solenidade, que aconteceu no Clube Naval, em Brasília, contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina; do presidente do CNPq, Glaucius Oliva; do comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto; do presidente da Fundação Conrado Wessel, Américo Fialdini Júnior; da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader; e do presidente da Academia Brasileira de Ciência, Jacob Palis.

Ainda durante o evento, foi concedido o título de Pesquisador Emérito do CNPq aos cientistas Boris Fausto, Leopoldo de Meis, Martin Schmal e Caspar Stemmer (in memorian). Ao final da premiação, o cientista Walter Colli ministrou uma aula magna que tratou sobre sua vasta pesquisa referenta à doença de Chagas.